sexta-feira, 8 de abril de 2011

dicas de Xampú simples assim....

Provavelmente são os dois cosméticos mais utilizados pelas brasileiras no dia a dia.

Conheça suas características e saiba por que eles são grandes aliados da beleza feminina.


Um limpa, o outro hidrata.

O xampú limpa, deixando as cutículas dos fios abertas, o condicionador hidrata e fecha as cutículas. Embora a associação dos dois seja benéfica para a maioria das pessoas, não necessariamente os produtos devem ser usados por todo mundo. Isso tem a ver, claro, com o tipo de cabelo. "Existem cabelos que não precisam de condicionador, já que o produto causa oleosidade". 

Para quem se encaixa nesse perfil, o ideal é lavar o couro cabeludo com um tipo de xampu e o restante do cabelo com outro. A técnica dá um excelente resultado. E o condicionador deve ser passado apenas nas pontas, nunca na raiz. 



Como escolher os produtos certos?

O primeiro passo é avaliar o grau de oleosidade do couro cabeludo e a textura do cabelo.
Existem diversos tipos de produtos no mercado, para cabelos oleosos, tingidos, alisados, quimicamente tratados etc. As matérias-primas mais utilizadas atualmente são o poliquaternio e cera de abelha,
para os tingidos. Quem quer proteger contra radiação deve escolher os que contenham filtros UVA e UVB, além de extrato de folha de oliva.
Já a queratina hidrolisada, silicones e agentes catiônicos recuperam os fios danificados e ajudam no tratamento dos alisados. Os produtos naturais mais badalados do momento são os óleos de oliva, abacate e macadâmia. Os orgânicos não ficam de fora: têm conquistado uma legião de fãs preocupadas com a saúde. Elementos químicos como carbono, hidrogênio e enxofre também estão presentes em xampus e condicionadores. 



Tem que alternar o xampú?

Uma das grandes questões é se devemos substituir o xampu e o condicionador regularmente para o cabelo não "viciar": "O cabelo natural não corre tanto esse risco. Agora, para os tratados quimicamente, o ideal é ter dois tipos de xampu para revezar e balancear. A pessoa pode escolher um mais neutro e outro com mais vitaminas".
"O revezamento é importante porque cada linha de produto contém agentes específicos para reconstrução, nutrição, hidratação, força etc. Como o cabelo precisa de todos esses componentes, que normalmente estão em cosméticos diferentes, a alternância é fundamental".
Que a associação do xampu com o condicionador é imbatível, ninguém duvida. Mas e quando os dois estão contidos no mesmo frasco? Para os especialistas, os produtos 2 em 1 não são muito adequados. "O ideal é evitar o uso porque o xampu que contém condicionador, por aderir mais ao couro cabeludo, pode gerar oleosidade e, consequentemente, problemas capilares".

Há também as versões sem sal: "O sal é um agente que resseca. Quanto mais neutro o xampu, melhor! E a proteção solar para os cabelos é fundamental, principalmente para os quimicamente tratados".

Para saber se os dois produtos estão prejudicando a sua saúde, observe sintomas como vermelhidão no couro cabeludo, coceira e aparecimento de escamação. Se for o caso, suspensa o uso e procure o auxílio de um dermatologista.

Simples assim...

Postado por:

Nenhum comentário:

Postar um comentário