sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

I Have a Dream ( Martin Luther King, Jr )


Martin Luther King, Jr. ( Atlanta 15 de janeiro de 1929 – Menphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estado- unidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unido, e no mundo, com uma campanha de não violencia e de amor ao próximo. Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes do seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é “ Eu Tenho Um Sonho”.

"FREE AT LAST, FREE AT LAST;
THANK GOD ALMIGHTY
I'M FREE AT LAST!"
("Enfim livre, enfim livre! Graças a Deus Todo-Poderoso sou finalmente livre!")
Em seu último sermão para o mundo, na igreja de Ebenezer, Atlanta, na qual era pastor, Martin Luther King Jr. uniu este sonho à sua própria morte:
"Freqüentemente eu penso naquilo que é denominador comum e derradeiro da vida: nessa alguma coisa que costumamos chamar de "morte". Frequentemente penso em minha própria morte e em meu funeral, mas não em sentido angustiante. Frequentemente pergunto a mim mesmo o que gostaria que fosse dito então, eu deixo aqui com vocês, esta manhã, a resposta...
Se vocês estiverem ao meu lado, quando eu encontrar meu dia, lembrem-se de que não quero um longo funeral. E se conseguirem alguém para fazer o "discurso fúnebre", digam-lhe para não falar muito. Digam-lhe para não mencionar que eu tenho um Prêmio Nobel da Paz: isto não é importante! Digam-lhe para não mencionar que eu tenho trezentos ou quatrocentos prêmios: isto não é importante!
Eu gostaria que alguém mencionasse aquele dia em que Martin Luther King tentou dar a vida a serviço dos outros.
Eu gostaria que alguém mencionasse o dia em que Martin Luther King tentou amar alguém.
Quero que digam que eu tentei ser direito e caminhar ao lado do próximo.
Quero que vocês possam mencionar o dia em que... tentei vestir o mendigo, tentei visitar os que estavam na prisão, tentei amar e servir a humanidade.
Sim, se quiserem dizer algo, digam que eu fui um arauto: um arauto da justiça, um arauto da paz, um arauto do direito.
Todas as outras coisas triviais não têm importância. Não quero deixar atrás nenhum dinheiro.
Eu só quero deixar atrás uma vida de dedicação!
E isto é tudo o que eu tenho a dizer:
Se eu puder ajudar alguém a seguir adiante
Se eu puder animar alguém com uma canção
Se eu puder mostrar a alguém o caminho certo
Se eu puder cumprir meu dever cristão
Se eu puder levar a salvação para alguém
Se eu puder divulgar a mensagem que o Senhor deixou...então, minha vida não terá sido em vão."
Martin Luther King defendia a não-violência, mas após a sua morte, em 4 de abril de 1968, mais de cem cidades americanas viveram o pesadelo dos saques, explosões, incêndios e conflitos entre negros e a policia. Nos dias posteriores à sua morte, o país estava em chamas e os grupos negros radicais (o black power). vingavam o pastor que oferecera a outra face ao ódio dos racistas e morrera por isto. "Quando a América branca matou o Dr. King, declarou-nos guerra", disse Stockly Carmichael, o principal líder negro do momento.
Onze anos depois, os negros americanos conquistaram alguns direitos políticos, mas não econômicos, a tal ponto que Jimmy Carter, em sua campanha para a presidência, conseguiu motivar esta minoria exatamente por retomar alguns direitos políticos, mas seus problemas. Dois anos após sua eleição, os negros americanos declaram-se insatisfeitos com ele, que não cumpriu suas promessas. Mas falta, na América negra de hoje, a liderança carismática.
Não existe mais o punho fechado dos black panthers de Carmichael, não existe mais o apelo de não-violência de Martin Luther King Jr. Continuam, porém, os problemas dos negros.
"...Sob a bandeira de Lincoln, Martin Luther King foi muito profundo e
comovente. Discorreu sobre seu sonho de igualdade e de justiça, usando
pensamentos lúcidos, temperados com sensibilidade e irrigados com
lágrimas. "
I HAVE A DREAM (Eu tenho um sonho)
"Eu tenho um sonho no qual um dia esta nação se erguerá e viverá à
verdadeiro significado do seu credo... que todos os homens são criados
iguais...
Eu tenho um sonho de que algum dia, nas colinas verme
lhas da
Geórgia, os filhos dos escravos e os filhos dos senhores de escravos se
sentarão juntos à mesa da fraternidade. Esta é a nossa esperança...
Eu tenho um sonho! Com esta Fé, eu volto para o Sul. Com esta Fé,
arrancaremos da montanha da angústia um pedaço da esperança. Com
esta Fé, poderemos trabalhar juntos, orar juntos, ir juntos à prisão, certos
de que um dia seremos livres...
Quando deixarmos o sino da liberdade tocar em qualquer vilarejo ou
aldeia de qualquer estado, de qualquer cidade, neste dia estaremos prontos
para nos erguer. Todos os filhos de Deus, brancos ou negros, judeus ou
gentios, protestantes ou católicos, estarão
prontos para dar as mãos e cantar aquele velho hino dos escravos:
"Finalmente livres!
Finalmente livres!
Graças ao Deus Todo- Poderoso,
Nós somos finalmente livres. "
"... Aprendi que a disciplina sem sonhos produz servos que fazem
tudo automaticamente. E os sonhos sem disciplina produzem
pessoas frustradas que não transformam os sonhos em realidade.
A respeito desse ponto, eu ainda sou uma pessoa desorganizada,
mas em relação aos meus sonhos sou disciplinado. Por
isso, quando escrevo, procuro ser - mais do que um escritor
um escultor
de ideias.
Aprendi que os sonhos transformam a vida numa grande
aventura. Eles não determinam o lugar aonde você vai chegar, mas
produzem a força necessária para arrancá-Io do lugar em que você
está.
Aprendi que ninguém é digno do pódio se não usar suas derrotas
para alcançá-Io. Ninguém é digno da sabedoria se não usar suas
lágrimas para cultivá-Ia. Ninguém terá prazer no estrelato se
desprezar a beleza das coisas simples no anonimato. Pois nelas se
escondem os segredos da felicidade. "
(Tirado do livro: "Nunca desista de seus Sonhos" - Augusto Cury)

Fonte
:
Roma Negócios

Livro: Nunca Desista de seus sonho
Autor:Augusto Cury/ Ed: Sextante





Nenhum comentário:

Postar um comentário