terça-feira, 22 de maio de 2012

Alimentos que ajudam os sintomas da menopausa


Não tem como fugir, toda mulher irá chegar ao que chamamos de menopausa, umas mais cedo outras um pouco mais tarde, mas é inevitável.

A menopausa, nada mais é que um processo natural do organismo das mulheres muitas vezes temido pelos sintomas que vem no pacote, umas podem sentir muito, outras pouco, isso varia de pessoa para pessoa.

Os sintomas deste período podem ser caracterizados pela famosa onda de calor, suor noturno, irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço, diminuição da atenção e da memória, que são apenas alguns sintomas que acompanham as mulheres neste período.
Na menopausa, as mulheres deixam de produzir os hormônios, que geralmente começam entre 45 a 55 anos.
Em função disto, começa aí a busca por solução, ou para pelo menos diminuir estes sintômas bastante incômodos.

O que temos que ver, é que bem em nossa frente, existe um aliado natural, que pode ser bastante benéfico, que são os alimentos do nosso dia a dia.

Os grãos, cereais integrais, frutas e as hortaliças, são excelentes fontes de nutrientes que podem dar aquela ajudinha no tratamento contra a menopausa.

A ingestão dos alimentos que são ricos em vitamina E, C e D3, zinco, cálcio, ácido fólico, magnésio, selênio, carboidratos integrais, proteínas de alto valor biológico, substâncias fitoestrogeneas e fitonutrientes ameniza as causas decorrentes dos déficits hormonais, de estrógenos e progesterona.

Nesta fase a ingestão de alimentos como castanha do Pará e frutas, vai fazer uma grande diferença, pois a vitamina C encontradas nas frutas, por exemplo, torna-se necessária para a síntese dos hormônios do ovário.

Já o selênio, encontrado na castanha do Pará, além de ter propriedades antioxidantes, tem a capacidade de fortalecer as funções cerebrais, que durante o período da menopausa, tem a tendência de diminuir.

Entre outros fatores, um que merece uma atenção especial, é que este processo da menopausa está associado à osteoporose, já que o hormônio estrógeno é o responsável pela conservação do cálcio nos ossos.

Neste caso ingerir alimentos vegetais verdes e aqueles alimentos fortificados em cálcio, se torna essencial para garantir a saúde da massa óssea.

Para que seu cardápio se torne aliado nesta luta contra os sintômas da menopausa, é importante que tenham fontes de vitamina E, que diminuem as ondas de calor, e são encontrados sementes oleaginosas e óleos vegetais, que tenha também uma fonte de vitamina B6, que é importante para a formação dos neurotransmissores, e melhora o bem estar, e podemos estar ingerindo em alimentos como cereais integrais, ovos e grãos.

A ingestão de vitamina C, que como já dissemos é importante para a síntese dos hormônios ovarianos, e podemos encontrá-los nas frutas cítricas, o ácido fólico, que são fundamentais para ajudar na reposição do DNA, além de diminuir o risco de câncer de mama, e estão nos vegetais verdes escuros.

Não podemos deixar de falar do magnésio, que age no bom humor, no relaxamento muscular e na formação dos neurotransmissores, e são encontrados nos cereais integrais, grãos, beterraba e sementes oleaginosas.

O cálcio que é importante para a massa óssea e contração muscular, e boas fontes deste nutriente estão no leite e derivados e nos vegetais verdes.

Podemos citar mais uma lista de nutrientes, como por exemplo, vitamina D, selênio, ômega três, proteínas de alto valor biológico, zinco, mas melhor do que isso é ter uma alimentação equilibrada e saudável durante sua vida toda.


Assim quando os sintomas começarem a aparecer, você já está condicionado a ingerir estes tipos de alimentos.

Fonte: Revista Feminina
imagens:http://www.corbisimages.com



Postado por:


Nenhum comentário:

Postar um comentário