sábado, 7 de abril de 2012

7 de Abril Dia Mundial da Saúde


Esqueça um pouco a correria do dia-a-dia e curtam o feriadão!
E neste dia Mundial da Saúde aproveite para seguir essas valiosíssimas dicas e sejam cada dia mais feliz. Dê o primeiro passo para o bem estar fisico, mental e emocional. Parece difícil mais não é...

Simples assim...


Respire, dê um tempo para você
Na correria do dia a dia, esquecemos de parar e respirar. Faça algumas atividades que lhe proporcionem prazer. Separe alguma hora do dia para você e medite, respire e relaxe.”
Coma de três em três horas
“A hora da refeição é ideal para curtir a família e os amigos, mas acabamos por nos alimentar mais rapidamente para poder sobrar tempo para realizar outras atividades. Em grandes empresas, o tempo para comer é curto e, com isso, é natural que a produção de flatos (gases) aumente, além de ocorrer uma dilatação do estômago. Comer em frente à televisão também não é o ideal, pois nos distraímos mais e a consequência é a ingestão de alimentos em excesso. Por isso, devemos priorizar nos alimentar de três em três horas, com calma e tranquilidade.”

Respeite as quantidades e a qualidade dos alimentos

“Dieta balanceada é equilibar a quantidade e a qualidade de cada alimento. Por exemplo: ingerir bastante frutas e verduras (alimentos ricos em fibras e vitaminas) e alimentos integrais. Dessa forma haverá a desintoxicação do organismo, eliminando todas as toxinas existentes nele. Aposte em sucos de frutas frescas, leites e derivados, de preferência desnatados e semidesnatados, pois o teor de gordura é reduzido. Outra medida importante é evitar sal e gorduras em excesso, assim como refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos industrializados (guloseimas). O prato mais colorido e rico em alimentos naturais será sempre o mais saudável.”
Abuse das frutas e verduras
“Precisamos consumir todos os dias frutas, legumes e verduras. Encontramos nesses alimentos um aporte imenso de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Por isso, abuse delas!”

Sem excessos

“Evite doces, refrigerantes, bebidas alcoólicas, frituras, alimentos gordurosos e muito condimentados. O consumo de açúcar deve ser moderado. bem como o de sal e gorduras. Devemos evitar as doenças crônicas como diabetes, hipertensão e dislipidemias, pois podem provocar o aparecimento de muitas outras doenças.”

Hidratar é preciso

“Necessitamos de seis a oito copos de água por dia. Em dias de muito calor é ideal aumentar o consumo, pois a água é a responsável por equilibrar a temperatura corporal e a diluição dos componentes sanguíneos (sais minerais, gorduras, açúcares, entre outros).”
Pratique atividade física diariamente
“O exercício físico tonifica os músculos, deixando-os mais resistentes. Assim, evitamos lesões e realizamos a queima das calorias e gorduras em excesso no nosso corpo, auxiliando também no equilíbrio das taxas sanguíneas. O corpo feminino tem uma camada de gordura mais espessa que a do homem, fazendo com que se tornem mais cheinhas. A prática diária faz com que esses excessos sejam colocados para fora”.




Por:nutricionista Iuri Lima Silva
Fonte : Bolsa de mulher




Postado por:



Nenhum comentário:

Postar um comentário