sábado, 8 de janeiro de 2011

" Responsabilidade Social"








Responsabilidade social é um conceito que tem sido mais utilizado em relação às empresas e corporações, tanto que é comum vermos o termo por completo: “Responsabilidade Social Corporativa” ou “Responsabilidade Social Empresarial”. Neste conceito também estão incluídas as empresas estatais.

Marcus Ianoni, doutor em Sociologia Política pela PUC/SP explica que a primeira idéia é que é um conceito vinculado a estes setores. Em segundo lugar, o conceito de Responsabilidade Social Corporativa diz respeito a uma ética das empresas em relação, sobretudo, ao meio social em que ela atua, como por exemplo, a comunidade imediata, os consumidores e o ambiente político.

Nesse sentido, as empresas que são responsáveis socialmente devem integrar-se à comunidade procurando contribuir, seja oferecendo ou patrocinando serviços. Eles podem ser como a manutenção de um praça, a adoção de um equipamento público para cuidar, oferecimento do espaço da empresa para realização de atividades educacionais, de lazer ou culturais. Pode ser manifestado ainda por meio da doação de verba para projetos sociais promovidos por terceiros.

Outra linha de atuação de uma empresa com Responsabilidade Social é exercendo suas atividades sem poluir o meio-ambiente, sem sonegar impostos e sem enganar o consumidor. Marcus Ioanoni lembra que as formas concretas de exercício da responsabilidade social são várias, mas o cerne da idéia está na ética pública, no respeito ao consumidor e ao ambiente e na ruptura com a prática empresarial puramente egoísta e de interesse próprio.

Acompanhem mais em:http://www.ressoar.org.br/conceito_responsabilidade_social.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário