sábado, 29 de janeiro de 2011

Faça Uso do Princípio “Como se"

Há alguns anos o notável psicólogo, William James, anunciou seu famoso princípio do “como se”. Disse: “ Se deseja uma qualidade, aja como se realmente já a tivesse. Tente a técnica do “como se”. Ela está repleta de poder, e funciona.”
Por exemplo, suponhamos que você seja tímido, desconfiado, como um miserável complexo de inferioridade. O procedimento para modificar esse estado de coisas, passando para uma extroversão normal é tentar visualizar-se, não como pensa que é, mas como gostaria de ser, uma pessoa confiante e segura, apta a conhecer pessoas e resolver situações. Desde que o pensamento ou imagem do que você deseja ser está profundamente impresso em sua consciência, comece, deliberadamente, a agir de maneira confiante, como se fosse capaz de manejar situações e encontros pessoais. É a lei provada da natureza humana que, conforme nos imaginamos ser, e conforme agimos na suposição de que somos o que nos vemos sendo, iremos, com o tempo, tendendo fortemente a nos tornarmos assim, contanto que perseveremos no processo.
Portanto, se você tem medo, discipline-se para agir como se tivesse coragem. Se é tenso, aja deliberadamente como se fosse calmo e seguro de si. Shakespeare, cuja intuição quanto á natureza humana mal foi igualada, confirma esse método: “ Assuma uma virtude, se não a tem” - diz-nos ele. No terceiro ato do Hamlet.
“ Um homem é um método, um arranjo progressivo, um princípio seletivo reunindo a ele os que se lhe parecem, onde quer que vá.” Assim, aja como quer ser e será como agir.
( trecho do livro: O Poder do Entusiasmo / Autor: Norman Vicent Peale/ Ed. Cultrix)
************************************************************************
E Sigam a sua Felicidade e o Universo abrirá portas onde só havia paredes. 
(trecho do livro o Segredo)


Postado por:

Nenhum comentário:

Postar um comentário