domingo, 22 de abril de 2012

Oito passos para evitar e controlar a hipertensão


Estresse, cigarro, álcool e quilos a mais podem desencadear ou agravar o problema; saiba como manter o problema sob controle.

Controlar a hipertensão com remédios é rotina na vida de 1/4 dos brasileiros. A doença, que sobrecarrega o coração, é crônica e pode causar sérios problemas para visão, rins e cérebro, além de ser a causadora do infarto do miocárdio. Mas pequenas atitudes podem evitar o quadro ou ajudar no controle dele.

"Os maus hábitos à mesa e o sedentarismo colaboram para que os casos de hipertensão aumentem. Muitos pacientes vivem com a doença e não sabem, porque ela não traz sintomas no início", afirma José Kawazoe Lazzoli, especialista em cardiologia e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME).
Para tratar essa condição, em muitos casos os medicamentos são essenciais. Mas a mudança no comportamento também transforma sua saúde. Abaixo, o cardiologista indica uma série de hábitos que, diluídos no dia a dia, ajudam você a viver de maneira mais saudável sem depender da farmácia.

8 Passos Simples assim...

1. Verifique a pressão arterial mensalmente
De acordo com o especialista, mesmo quem não sofre com a doença precisa ficar atento e medir a pressão ao menos uma vez por ano. "Cerca de 25% da população adulta é composta por hipertensos. Mas a maioria deles nem desconfia disso e ignora os cuidados podendo sofrer com problemas mais sérios no futuro", diz o médico. Mas não vale medir a pressão de qualquer jeito:

- Repouse 15 minutos antes, em um lugar tranquilo;

- Caso tenha fumado, aguarde 30 minutos;

- Não fale durante o procedimento;

- Permaneça deitado ou sentado durante o processo;

- Esvazie a bexiga;

- Após exercícios físicos, aguarde 30 minutos;

- E não tome café 20 minutos antes da medição.

2. Evite o excesso de peso
A grande quantidade de gordura corporal também afeta o aumento da pressão arterial. Acabar com o excesso de peso é uma ótima sugestão para quem não deseja encarar riscos. "É como se o coração fosse obrigado a aumentar a força para bombear o sangue em direção aos outros órgãos. Quando o peso diminui, muitas vezes, também reduzimos a dose dos medicamentos", afirma o cardiologista.


3. Mantenha uma alimentação saudável
Há uma gama de alimentos que podem desencadear ou agravar a doença. "O excesso de sal e de gorduras saturadas, assimcomo a ingestão de gorduras trans são amigos da hipertensão. Evitá-los é fundamental para manter a doença longe e ou para controlá-la", ressalta o médico.

4. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas

De acordo com o especialista, consumir bebidas alcoólicas de forma moderada não é prejudicial para a pressão arterial, mas exagerar na dose pode causar estragos. "O consumo excessivo de álcool compromete todo o organismo, inclusive a pressão arterial", diz.

5. Acalme os nervos

De forma isolada, o estresse não é capaz de causar a hipertensão, mas quando combinado com outros fatores de risco pode agravar o quadro. "Buscando alternativas para viver de maneira mais tranquila, o coração tende a trabalhar melhor e as doses dos medicamentos podem até diminuir", diz o cardiologista.

6. Abaixo a fumaça

O cigarro deve ser mantido apagado - e bem longe - se o desejo é permanecer distante dos riscos da hipertensão. O fumo é um dos principais fatores de risco para doença arterial coronariana. As substâncias tóxicas do cigarro provocam o enrijecimento das artérias, fato que compromete a passagem de fluxo sanguíneo e faz a pressão subir", afirma o cardiologista.

7. Não tome medicamentos sem prescrição médica

Nada de se automedicar e correr riscos. Os remédios de hipertensão devem ser prescritos após uma série de exames. "Cada pessoa apresenta um nível diferente de elevação da pressão arterial, por isso é importante ressaltar que o uso indevido desses medicamentos pode contribuir até para a piora do quadro. O remédio que funciona para uma amiga, certamente não funcionará para você", alerta o especialista.

8. Hora de mexer o corpo

Pessoas sedentárias têm cinco vezes mais chance de desenvolver hipertensão arterial do que indivíduos fisicamente ativos. "A prática regular de exercícios ajuda no controle dos níveis da pressão arterial, porque melhora o condicionamento físico do coração, fazendo com que ele não fique sobrecarregado", diz.

Alem disso, a prática regular de atividades provoca um efeito anti-hipertensivo por ajudar a queimar os quilos extras. "Não basta perder peso, é necessário reduzir essa massa gorda", explica. "A atividade física facilita a circulação sanguínea, melhora a oxigenação e automaticamente colabora para reduzir a pressão alta", ressalta José Kawazoe Lazzoli.

Fonte:Revista Feminina
imagens:www.corbisimages.com



imagem imagens/saude/2010/confira.jpg


Postado por:



Saúde Feminina: precisa de cuidados diferenciados


Há anos as mulheres lutam para se igualar aos homens na profissão, nos direitos, e com certeza já conseguiram muito. Porém, quando o assunto é saúde, as diferenças são bem mais difíceis de comparar e igualar. Isto porque o metabolismo age de forma diferente em ambos.

O acúmulo de gordura é um paradoxo na cabeça das mulheres, pois na maioria das vezes ingerem menos calorias diárias que os homens e, mesmo assim, sua capacidade de armazenar a gordura é maior. "O fato é que as mulheres têm, em média, entre 6 a 11% mais de gordura corporal do que os homens e essa gordura se acumula principalmente na região das coxas e quadril. Pesquisas recentes mostram que essa diferença é explicada pela ação do hormônio estrogênio, que diminui a habilidade do organismo feminino para queimar energia após comer", explica a PhD em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, Andrea Dario Frias.

Outra diferença entre os dois sexos está relacionada ao risco de desenvolvimento da osteoporose, mal que atinge mais mulheres do que homens. Enquanto 1 em cada 3 mulheres acima de 50 anos desenvolve a doença, entre eles a relação é de 1 para 5. A explicação para isso é que além de apresentarem ossos mais leves e finos, as mulheres sofrem com uma perda maior de massa óssea na menopausa, devido a queda do estrogênio, hormônio que facilita a absorção de cálcio e limita sua retirada do osso. Outro fator importante é o pico de massa óssea, ou seja, a quantidade de massa óssea que a menina consegue acumular até a fase de puberdade, dando-lhe uma reserva para perdas futuras. Estudos mostram que os meninos adquirem mais massa óssea pelos exercícios competitivos e maior ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D que as meninas, daí a suposição que os homens tenham maior reserva de massa óssea e menor tendência a osteoporose.

Outra perda que aparece com o passar dos anos é a do colágeno. Segundo a Dra. Andrea, as mulheres apresentam uma  quantidade menor desta proteína no corpo do que os homens, e isso é acentuado pela deficiência de estrogênio que ocorre entre os 45 e 50 anos. Isto faz com que haja uma diminuição da quantidade de fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno, que junto com outra proteína chamada elastina, compõe a sustentação da pele. "Toda essa mudança provoca a redução do fluxo de sangue pelos vasos e leva a uma menor capacidade de retenção de água pelas células, além de desacelerar a atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas. Elas produzem a oleosidade que protege a pele como um filtro natural", diz a especialista.


Por todos esses motivos, a alimentação adequada ajuda e muito a manter um equilíbrio corporal e a qualidade de vida. Dra. Andrea Dario Frias dá cinco dicas preciosas para as mulheres:

1. Mantenha um peso adequado: a partir dos 40 anos, o metabolismo da mulher fica mais lento e as necessidades calóricas diminuem em média 2% ao ano. Para mulheres com idade entre 23-50 anos, recomenda-se uma ingestão média de 2.000-2.200 calorias, enquanto que para as que já passaram dos 51 anos, a ingestão média diária diminui para 1.600-1.800 calorias. Nessa idade, um excesso de 200 calorias/dia pode resultar num aumento de 10kg de peso/ano. Por isso, faça uma alimentação equilibrada, fracionada (não fique em jejum) e pratique uma atividade física regular.

2. Elimine a celulite: diminua o consumo de sal que causa retenção de líquidos e edemas, e de alimentos gordurosos e frituras. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas, cafeinadas e refrigerantes que diminuem o calibre das artérias, dificultando a circulação; aumente o consumo de fibras e água/chás.
3.Coma soja: a soja é um alimento de excelente valor nutricional, e dentre os alimentos de origem vegetal, é o que possui melhor teor protéico e a qualidade de sua proteína é comparada à proteína da carne. Estudos mostram que com o consumo de soja, é possível reduzir o risco ou prevenir doenças como as cardiovasculares, osteoporose, certos tipos de câncer como de mama, além de amenizar os sintomas da menopausa, principalmente as ondas de calor.

4. Reponha o colágeno: atualmente existem no mercado vários alimentos enriquecidos com essa proteína que proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas. Sua deficiência é notada quando entramos na fase da maturidade (aos 50 anos, o corpo só produz em média 35% do colágeno necessário), com a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea. Estudos mostram que o uso diário de colágeno hidrolisado extraído industrialmente dos ossos, peles e tendões de animais não tem contraindicação, não engorda e estimula a produção do colágeno natural, que perdemos com o passar do tempo. Consuma pelo menos 8g/dia do colágeno hidrolisado em pó.

5. Beba chás derivados da Camellia sinensis: o chá verde, branco, amarelo e vermelho são ricos em polifenóis, substâncias com forte ação antioxidante. Os estudos mostram que essas substâncias são capazes de reduzir o risco de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer, como o de mama, por exemplo. Além disso, as pesquisas estão mostrando que o consumo regular desses chás aumenta o gasto energético e a oxidação de gordura, ajudando no processo de emagrecimento.


Fonte:Revista Feminina
imagens:www.corbisimages.com


Postado por:



terça-feira, 17 de abril de 2012

Cuidados diários com a pele



Alguns cuidados simples, se incorporados ao seu dia-a-dia, podem transformar a sua pele, devolvendo-lhe viço, luminosidade e beleza. É claro que alguns problemas de pele requerem mais do que cuidados básicos, mas seja qual for o seu caso e sua idade, adote os cuidados a seguir e sinta na pele a diferença:

Higiene
Limpar a pele é fundamental para eliminar as células mortas, a sudorese e as secreções naturais da pele, além de resíduos de poluição e maquiagem. O ideal é limpar a pele pela manhã e antes de dormir. A limpeza noturna é essencial, pois nesse período ocorre a renovação celular e, com a pele limpa, haverá uma melhor oxigenação das células. Limpar é fundamental, mas limite este procedimento ao máximo de 3 vezes ao dia. O excesso de limpeza pode desequilibrar a camada natural de proteção da pele, fazendo que haja uma produção excessiva de óleo.
Os produtos para limpeza devem ter pH neutro e devem ser escolhidos conforme o tipo de pele:
  • Pele normal: é indicado o uso de usar emulsões cremosas, leites de limpeza ou sabonetes líquidos.
  • Pele seca: use leites ou cremes de limpeza e evite os sabonetes.
  • Pele oleosa ou mista: o ideal é usar sabonetes líquidos, emulsões, géis ou soluções de limpeza não oleosas.

Hidratação
Todos os tipos de pele precisam de hidratação para manter a camada natural de proteção e um teor adequado de água na epiderme. Como no caso da limpeza, a escolha do produto hidratante deve ser orientada pelo tipo de pele.
  • Pele normal ou mista: dê preferência a loções e leites hidratantes.
  • Pele oleosa: o ideal é usar hidratantes em forma de gel, gel-creme, fluidos ou loções cremosas, sempre com formulações livres de óleo (oil free).
  • Pele seca: requer hidratantes consistentes, em forma de creme.
A utilização de produtos inadequados pode causar oleosidade excessiva e acne, principalmente no caso de quem tem pele oleosa. Lembre-se de hidratar também a região dos olhos com um hidratante específico.

Proteção
Use filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados, para prevenir o envelhecimento precoce e, principalmente, o câncer de pele. Existe uma grande variedade de filtros no mercado, com diferentes fatores de proteção e com fórmulas próprias para o rosto e adequados aos diferentes tipos de pele.
Muitos cosméticos como produtos hidratantes,antiidade e até mesmo maquiagem já apresentam em sua formulação algum fator de proteção, sendo o FPS 15 o mais comum. Se sua pele necessita de um FPS maior do que o oferecido pelo produto, aplique um protetor adequado cerca de 15 minutos depois da aplicação do cosmético e 15 minutos antes de aplicar a maquiagem.


Alimentação
A expressão "você é o que come" é a mais pura expressão da verdade. Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para o bem-estar de todo o corpo, inclusive para a saúde da pele. Uma alimentação equilibrada fornece nutrientes essenciais para o brilho e a vitalidade da pele. Além disso, dietas muito calóricas aumentam a produção de radicais livres, que danificam e oxidam as células, acelerando o envelhecimento.
É importante também ingerir bastante água ao longo do dia e incluir na dieta alimentos ricos em fibras, que facilitam o trânsito intestinal. Pessoas com problemas de prisão-de-ventre costumam apresentar também problemas de pele.

O Dr. Nicholas Perricone escreveu um livro que aborda uma dieta rica em DMAE, encontrado no salmão, para limpar e embelezar a pele em apenas 28 dias.

Fontes:Plena Forma Saúde/Revista bemestarbem (Natura )

imagem: www.corbisimags.com



Postado por:


Qual o seu tipo de pele?


A pele é o ponto de partida de uma maquiagem perfeita. Quanto mais natural, radiante e uniforme ela parecer, melhor. Por isso, a escolha correta da base, corretivo, pó e blush é fundamental. Identifique abaixo o seu tipo de pele e saiba quais são os produtos indicados para você.

Oleosa
  • Esse tipo de pele brilha logo pela manhã, pois as glândulas sebáceas produzem muita oleosidade durante o sono. Além de poros dilatados e brilho constante, pode ter cravos e espinhas. Para que sua pele fique radiante – e não brilhante – escolha produtos com fórmulas livres de óleo, texturas leves à base de água ou em creme com acabamento em pó.

Normal
  • É a pele perfeitamente equilibrada: macia, uniforme e sem manchas, não é oleosa nem seca demais.Todos os tipos de produto combinam com ela: os com textura líquida, cremosa, em mousse ou em creme com acabamento em pó.

Mista
  • Uma das mais comuns no Brasil, a pele mista é conhecida pela oleosidade na chamada zona T – testa, nariz e queixoe ressecamento nas laterais do rosto. Os produtos livres de óleo e com textura leve, como os líquidos, mousse ou à base de água, são ideais para deixar sua pele com aparência uniforme e equilibrada.

Seca
  • Mais comum a partir dos 40 anos, é opaca, tem menos elasticidade e pode ter linhas finas e rugas. Seu grande problema é a menor atividade das glândulas sebáceas, que regulam a oleosidade e a hidratação natural da pele. Evite os produtos com acabamento em pó, mais secos, e prefira as fórmulas líquidas ou mousse para realçar o brilho de sua pele.


    Fonte: maquiagem Avon
    imagem:www.corbisimages.com

    Postado por:


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Guia de maquiagem - Face

Meninas dêem uma olhada nessas dicas de maquiagem!!! É simplesmente um Guia de Maquiagem com a consultoria de Duda Molinos, um dos maquiadores mais requisitados e premiados do Brasil! Duda dá dicas de maquiagem para todas as mulheres e mostra o passo-a-passo para maquiar a pele, olhos e boca.

Curtam!!!
Simples assim...


Passo-a-passo 


A preparação da face com corretivo, base, pó e blush garante uma maquiagem mais durável, harmoniosa e natural.

corretivo 
Corretivo
Para atenuar olheiras
e imperfeições, espalhe
o produto por meio de
leves batidinhas, começando
do canto interno para o externo
da pálpebra inferior e, depois,
da extremidade interna para a
externa da pálpebra superior.
Use o corretivo também para
disfarçar marcas de expressão
no canto dos lábios.
base 
Base
Aplique a base para uniformizar a cor do rosto, fazendo movimentos suaves que obedeçam o sentido dos músculos faciais.Os movimentos devem ser ascendentes do queixo para cima e descendentes no pescoço e no colo
po 
Pó compacto
Utilize o produto para dar o
toque final ao rosto, fixando
o corretivo e a base e retirando
o excesso de brilho do pele.

blush 
Blush
Com a lateral das cerdas,
aplique o blush do meio da face
em direção à lateral, ou seja,
exatamente nas maçãs do rosto,
tomando o cuidodo de não ultrapassar
a linha dos maxilares.
Passe o produto também na testa e no
queixo, especialmente se estiver muito
pálida, espalhando-o de leve, conforme
o formato do rosto.


                                      
Fonte: Guia de Maquiagem Avon Color



Postado por:


Guia de maquiagem para realçar os olhos


Sombra

Aplique uma sombra mais escura em toda a pálpebra, esticando levemente a pele no canto externo do olho para facilitar o deslizamento do pincel, e espalhe o produto com o dedo para dar naturalidade ao olhar.
Escolha uma cor mais clara de sombra para os locais mais próximos da linha da sobrancelha.
Tente esfumaçar as cores para um efeito mais natural, evitando que o limite entre eles fique bem estabelecido.


Fonte: Guia de Maquiagem Avon Color
Lápis e Delineador
Para definir o olhar aplique o produto bem iunto da raiz dos cílios, tomando o cuidado de não deixar espaço entre o traço e os cílios. 
Faça também um contorno sobre a pálpebra, passando o produto primeiro de fora para dentro dela e, em seguida, de dentro para o meio até encontrar o traço começado.

Máscara para cílios
Retire o excesso de produto do pincel, puxe levemente a pálpebra superior e aplique a máscara da raiz para a ponta dos cílios superiores.
Espere secar por segundos e reaplique o produto. Para os cílios inferiores, use a ponta do pincel para a aplicação, que deve ser feita apenas uma vez para evitar excessos.

imagens:http://www.corbisimages.com



Postado por:




Guia de maquiagem: boca perfeita

Passo -a - passo para a boca perfeita



base 
Base
Aperfeiçoe os lábios aplicando sobre eles um pouco da base que você usa no rosto para deixá-los bem homogêneos e preparados para receber o batom.


contorno 
Brilho labial
Passe delicadamente o brilho no lábio inferior e superior.

batom 
Lápis para delinear lábios
Para desenhar a boca com precisão, passe o lápis contornando o lábio do centro para os e o traço de um canto até o outro do lábio inferior. Tome cuidado para não aumentar os cantos, porque isso compromete o resultado.
brilho 
Batom
Aplique o batom nos lábios, indo do centro para o canto superior da boca e, depois, de uma extrernidade até a outra no lábio inferior.




Fonte: Guia de Maquiagem Avon Color


Postado por:




domingo, 8 de abril de 2012

Dicas de alimentação



 Mantendo a Forma

As fibras são essenciais para o bom funcionamento do intestino. Além disso, ajudam nas dietas de emagrecimento e manutenção do peso, pois dão sensação de saciedade. É importante distribuir o consumo de fibras entre todas as refeições e não apenas em uma única refeição. Garanta o consumo adequado incluindo em seu cardápio cereais, pães, biscoitos e massas integrais, frutas e vegetais. A escarola é campeã em fibras insolúveis, que garantem mais saciedade.


Mastigue bem os alimentos. Quem come muito rápido tem 3 vezes mais chances de desenvolver uma doença chamada refluxo gastroesofágico, quadro em que os ácidos estomacais regurgitam para fora do esôfago, causando dores e queimação no peito.


Coma a cada três horas. O ideal é fazer 5 ou 6 refeições leves durante o dia, caprichando no café da manhã. Isso garante o nível constante de açuçar no sangue, reduzindo os ataques de comilança, além de acelerar o metabolismo, manter a energia em alta e o cérebro ativo. Ficar mais de 4 horas sem se alimentar faz com que o organismo passe a estocar energia sob forma de gordura, como forma de prevenção para os períodos de carência alimentar.


Faça pequenos lanches entre as refeições principais. Dê preferência a carboidratos de absorção lenta, como pão integral ou de aveia, que liberam energia por mais tempo.


A sede muitas vezes pode ser confudida com a fome, levando você a ingerir alimentos quando o que seu corpo está pedindo é, na verdade, água. Beba cerca de 8 copos de água por dia. Se preferir, substitua alguns copos por chá de ervas não-estimulantes. Manter o organismo hidratado é importante para o seu bom funcionamento.


Na hora de fazer o prato, varie bastante as cores dos alimentos, para garantir a ingestão de todas as vitaminas.




                                                              



                                                                
Fontes: Revista Boa Forma Ed. 197 / Revista Nova Beleza Ed. 43






Postado por:






Os alimentos da dieta do abdômen: barriga definida

Dicas para ficar com uma barriguinha definida
Simples assim...


Dieta do abdômen

Um dos segredos do livro A dieta do abdômen (David Zinczenko) é uma lista de 11 alimentos poderosos, que ajudam a desenvolver músculos e a queimar os estoques de gordura.

São eles:
  • Amêndoas e outras nozes: Fontes de gorduras monoinsaturadas, que ajudam a preservar a saúde das artérias e ainda ajudam manter a sensação de saciedade.
  • Aveia: Possui fibras solúveis, que ajudam a reduzir o colesterol e deixam a fome longe por mais tempo. Também mantém estáveis os níveis de insulina no sangue. Alguns estudos demonstram que por aumentar os níveis de testosterona livre no corpo, a aveia ajuda a desenvolver os músculos.
  • Azeite de oliva extravirgem: Outra boa fonte de gordura monoinsaturada, é benéfico para o coração, pressão e auxilia o emagrecimento.
  • Espinafre e outras verduras: neutralizam os radicais livres, que são as moléculas que aceleram o envelhecimento. O espinafre, em especial, é rico em vitamina A, C e ácido fólico. O brócolis é outro excelente alimento, rico em vitamina C e cálcio e possui enzimas que ajudam a desintoxicar o corpo.
  • Frutas vermelhas: ajudam a proteger o coração, são protetoras da visão e melhoram o equilíbrio, a coordenação e a memória recente e ajudam a reduzir os desejos por comida.
  • Feijões e leguminosas: Fontes de proteína, ferro, fibras e ácido fólico, regulam a digestão, ajudam a queimar gorduras a desenvolver músculos.
  • Laticínios semi-desnatados ou desnatados: desenvolvem ossos fortes e aceleram o emagrecimento
  • Ovos: desenvolvem músculos e ajudam a emagrecer, pois contém proteína de alto valor biológico e é fonte de vitamina B12
  • Pães e cereais integrais: fontes de fibra, proteína, tiamina, ferro, potássio, magnésio, vitamina E, entre outros. Impedem que o corpo acumule gordura.
  • Carnes magras (peru, frango, peixe e boi): fontes de proteína, ferro, zinco, creatina, vitaminas B6, etc, formam os músculos e aumentam a imunidade.



    Como consumir?
    • Inclua 2 ou 3 alimentos em cada refeição principal e pelo menos um deles nos lanches (faça 3 refeições e 3 lanches)
    • Varie sempre os alimentos em todas as refeições
    • Consuma sempre uma proteína nos lanches





    Fonte: Mais que beleza




    Postado por:


                                                    

sábado, 7 de abril de 2012

Dieta e emagrecimento: Óleo de Coco

Os maus hábitos alimentares como o excessivo consumo de gorduras, principalmente saturadas, excessivo consumo de açúcar e sal e, ainda, o baixo consumo de amido e fibras dietéticas têm originado elevada incidência de doenças crônico degenerativas, especialmente doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e obesidade. Atualmente, essas doenças são responsáveis por cerca de 70-80% da mortalidade nos países desenvolvidos. Mas adotando uma dieta equilibrada, variada e de baixo valor calórico você pode se manter longe desses problemas. E de quebra, conquiste um corpo mais bonito, magro e saudável.

Uma dieta que está sendo muito comentada e que é a sensação do momento é a dieta do óleo de coco. Mas conheça mais sobre o produto e quais suas verdadeiras funções no nosso organismo.

Óleo de Coco


Uma gordura que faz bem e emagrece.

A água de coco há muito tempo conquistou sua fama de bebida saudável, rica em sais minerais e vitaminas e de baixas calorias, é um ótimo isotônico natural.
Já o coco, apesar de delicioso, sempre teve fama de gorduroso, condenado à exclusão da dieta de quem quer emagrecer. Mas, como o abacate, ele vem conquistando a comunidade médica, pelas propriedades benéficas que sua gordura apresenta.

O óleo de coco extravirgem é o principal tipo de gordura utilizada na dieta dos nativos de diversas ilhas do Pacífico e chega a corresponder, em algumas regiões, a cerca de 60% das calorias diárias ingeridas. O curioso é que entre estes nativos, a incidência de doenças comuns no mundo ocidental, como diabetes, cardiopatias, câncer e obesidade, é baixíssima. Pesquisadores compararam o cardápio de parte da população que mantinha a dieta local tradicional com a outra parcela que seguia um menu ocidentalizado. O resultado mostrou que a saúde e a dentição dos habitantes com dieta tradicional eram excelentes, enquanto a outra parte apresentava mais problemas de saúde e doenças degenerativas.

Como a gordura do óleo de coco não precisa de enzimas especiais para ser absorvida e se transforma rapidamente em energia, não fica depositada no corpo. Por isso, ela é considerada termogênica (aumenta a produção de calor no organismo e queima gorduras) e ajuda no emagrecimento. "O óleo da fruta tem o poder de estimular o metabolismo orgânico, aumentando o gasto calórico, e converte calorias em energia", comenta Sérgio Puppin, cardiologista e especialista em nutrologia (SP) e membro da Academia de Ciências de Nova Iorque (EUA). E isso não ocorre com o consumo de Triglicerídeos de Cadeia Longa (TCL), que estão presentes em outros tipos de óleo, como os de soja, girassol e milho. 

Puppin acredita que emagrecer com a gordura do coco é uma conseqüência desse processo. "O ideal é adotar o seu consumo para melhorar a saúde como um todo. E, nas pessoas com excesso de peso, surge uma agradável surpresa: o emagrecimento, que pode chegar a 3 kg por semana!", avisa. E ainda: "Estudos mostram que, mesmo quando se abandona o consumo do óleo, os resultados da dieta são mais duradouros se comparados aos de outros regimes", conta o cardiologista.

É um alimento complementar com inúmeras propriedades benéficas para a saúde, proporcionando fortalecimento do sistema imunológico, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes. Quando submetido a altas temperaturas, o óleo de coco extra virgem não perde suas características nutricionais, sendo considerado um óleo estável. É também considerado o mais saudável para cozinhar, não apresentando gordura trans gerada pelo processo de hidrogenação, que está presente em todos os óleos de origem vegetal, como os de soja, canola, milho e até o de oliva, que é considerado o óleo mais saudável. São encontradas diversas substâncias no óleo de coco, entre elas os ácidos graxos essenciais e o glicerol, que é importante para o organismo – com ele o corpo produz ácidos graxos saturados e insaturados de acordo com suas necessidades. O óleo de coco extravirgem apresenta um alto índice de ácido láurico, mirístico e caprílico, entre outros. Segundo a Dra. Mary Enig, especialista em gorduras, o ácido láurico é um ácido graxo de cadeia média, que é transformado em monolaurina no corpo humano. A monolaurina é antiviral, antibacteriana e destrói vírus revestidos de lipídeos e diferentes bactérias patogênicas, incluindo a Helicobacter Pylori (causadora da gastrite).

Seis a sete porcento dos ácidos graxos do coco são compostos pelo ácido cáprico, também transformado no organismo humano, a monocaprina, e também com propriedades antimicrobianas contra HIV, Chlamydia e herpes.

A gordura do coco leva à normalização dos lipídeos (gorduras) corporais, protege o fígado dos efeitos do álcool e aumenta a resposta imunitária contra fungos, bactérias e protozoários; também se mostrou benéfica no combate aos fatores de risco para doenças cardíacas. Uma dieta rica em óleo de coco não aumenta o colesterol e nem o risco de mortalidade ou morbidade por doença coronariana, uma vez que, tem a propriedade de aumentar a fração HDL do colesterol (“colesterol bom”).

A ingestão do óleo de coco bloqueia o sistema enzimático que converte os carboidratos em gordura corporal. Os ácidos graxos provenientes do óleo de coco são a fonte preferida de combustível para as fibras musculares vermelhas durante o período de exercícios de moderada intensidade.

O óleo do coco extra virgem é livre de gordura trans e possui alto teor de ácidos graxos de cadeia média (ácido láurico), idênticos aos encontrados no leite humano. Além do mais, reduz o risco de doença cardíaca e coronariana, reduz o risco de câncer, regulariza o ritmo intestinal, ajuda a controlar o diabetes, aumenta os níveis de energia, melhora a digestão e absorção de nutrientes, aumenta o metabolismo, ajuda na perda de peso (acelera a queima das gorduras), ajuda a prevenir a osteoporose, mantém a pele macia e previne o envelhecimento precoce (a fruta tem alto poder antioxidante, atuando na diminuição da produção de radicais livres, graças à ação da vitamina E.). Também ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e promove a elevação do bom (HDL), contribuindo assim para a prevenção e o tratamento das doenças cerebrais e cardiovasculares.

A gordura apresenta grande concentração de ácido láurico, o mesmo presente no leite materno. Ele protege a flora intestinal e ajuda a regular a função intestinal, tanto nos casos de prisão de ventre como nos de diarreias.

Estudos realizados há mais de 30 anos comprovaram que ela estimula a função da tireóide. O bom funcionamento dessa glândula faz com que o mau colesterol (LDL) produza hormônios necessários na prevenção de doenças e outros males crônicos.

Por fim, mais um ponto para a dieta: ele controla a compulsão por carboidratos, pois proporciona uma sensação de saciedade e não estimula a liberação de insulina. Dessa forma, diminui a compulsão por doces.

O óleo de coco extra virgem não é um medicamento, e sim um alimento complementar coadjuvante na prevenção de diversas doenças. Por isso, deve ser consumido diariamente para que o organismo obtenha uma reserva de ácidos graxos, presentes no óleo de coco.
Diferente das outras gorduras, o óleo de coco é muito resistente à alta temperatura e não elimina suas propriedades quando aquecido. A substância pode ser tomada pura ou misturada aos alimentos ou em substituição a outros óleos, que perdem as características quando submetidos ao calor.

A melhora começa a aparecer após a segunda semana de consumo. A recomendação é de 3 colheres de sopa, distribuídas ao longo das refeições, no tempero de saladas, misturado ao iogurte, em shakes ou vitaminas, passado em torradas, etc.

Na hora da compra, preste atenção no rótulo: O óleo não deve ser submetido a processo de refinação. Quando refinados, perdem seus antioxidantes e alguns ainda são hidrogenados, transformando-se nas gorduras trans, estas, sim, muito nocivas à saúde.

Fonte: Mais que beleza


Postado por: